Taking too long? Close loading screen.
Avª Arriaga - Nº30 - 2º Andar , Letra F
+351 291 201 880
+351 291 201 899

Maiores e Melhores Empresas

O evento das “100 Maiores Empresas” surgiu no longínquo ano de 1988.

A ideia para se organizar este evento partiu do Dr. Luigi Valle, sócio da Previsão, à semelhança do que já se fazia, quer a nível nacional, que a nível internacional.

A iniciativa acolheu grande aceitação por parte da restante massa societária e em parceria com o Jornal da Madeira foi levada a cabo a primeira edição das “100 Maiores Empresas”, com assinalável sucesso. No ano seguinte, a Previsão iniciou uma parceria com o Diário de Notícias que, em boa hora, compreendeu o valor e impacto desta iniciativa, parceria que ainda hoje se mantém.

Esta realização, que assenta na adesão espontânea de quantos nela queiram participar, tem uma dupla finalidade: em primeiro lugar, o reconhecimento público do mérito das empresas e em segundo lugar, contribuir para uma maior transparência da vida empresarial da Região, quer perante o Fisco, quer perante a comunidade em geral. É simultaneamente um ato de justiça e uma afirmação de cidadania.

A Previsão é a responsável técnica pelo apuramento dos resultados e o Diário de Notícias, responsável por toda a divulgação quer dos resultados como do evento. Em 2009, os responsáveis pela organização das “100 Maiores Empresas” convidaram a ECAM, a Madconta e a RTP para se associarem à organização do evento.

Os critérios de seleção dos participantes desta iniciativa têm evoluído de ano para ano, sendo de destacar a recente introdução de novos prémios: o prémio “Responsabilidade Social” e o prémio do melhor “Rookie”.

Estes prémios visam uma abordagem mais abrangente da realidade, tendo em conta, no caso do prémio “Rookie” a performance das empresas com menos de 3 anos e, no caso do prémio “Responsabilidade Social”, as empresas que, ao seu objeto de negócio, acrescentam preocupações de apoio à comunidade, aspetos que são valorados independentemente da dimensão da empresa.

O figurino do evento também tem evoluído ao longo dos anos, tendo passado de um só orador convidado para um painel com vários oradores. Todas estas alterações foram feitas de acordo com a dinâmica própria do evento, tornando-o mais apelativo e seguramente mais acessível.

A Previsão recorda com orgulho alguns dos oradores convidados para este evento, nomeadamente o Professor Aníbal Cavaco Silva, o Professor Diogo Freitas do Amaral, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Doutor António Vitorino, os Professores António Borges, João César das Neves e António Lobo Xavier e a Doutora Manuela Ferreira Leite, entre outros.

Desde 2015 que o evento sofreu uma alteração para “500 Maiores e Melhores empresas”, juntando-se um novo parceiro, a Informadb, que passou a ser a entidade responsável pela pesquisa, recolha e tratamento dos dados.